sábado, 8 de dezembro de 2007

Considerações Iniciais III

Personagens

- Temos evitado falar em personagens; ou melhor, temos falado que estamos evitando falar em personagens, dentre outras coisas, para não criar nenhum tipo de espectativas junto aos atores.

- Entretanto, é inevitável que toquemos no assunto, já que a obra de Hesse contém personagens que conduzem ou são conduzidos por suas narrativas.

- Ricardo Blat, como costuma dizer Marco André, é o nosso Romário, ou seja, ele não treina (pelo menos por enquanto), mas já está escalado, porque é um artilheiro nato, um matador, faz gol e resolve a parada. Ele é o nosso Harry Heller, o Lobo da Estepe. Portanto, um personagem definido.

- Ainda em O lobo da estepe, temos outros personagens que muito provavelmente estarão no nosso espetáculo, a saber: o Editor - sobrinho da senhora que aluga o quarto para Heller, este personagem pequeno-burgês tem uma relação ambígua com o Lobo da Estepe, de repulsa e encantamento; é ele quem publica os diários de Heller. Hermínia - mulher da vida que Harry conhece num restaurante e que lhe ensina muitas coisas importantes, como dançar, apreciar música popular (no caso o jazz), cortejar e amar uma mulher. É ela que vai apresentar a Heller outros dois personagens que também estarão provavelmente no espetáculo: Maria, jovem prostituta com quem Heller aprende a arte do amor; e Pablo, um saxofonista, o homem das substâncias, aquele que vai conduzir o Lobo da Estepe por entre o Teatro Mágico, que vai lhe mostrar as mil portas do seu Eu, aquele que vai lhe mostrar a importância do humor, que vai lhe ensinar a gargalhada dos imortais.

- Os outros livros que nos inspiram também trazem personagens que podem estar em cena. Deminan: Sinclair, uma espécie de jovem Harry Heller, Demian, seu amigo-mestre, e Eva, a mãe de Demian, a musa-ânima de Sinclair (assim como Hermínia é a musa-ânima de Harry). Sidarta: o próprio Sidarta, Govinda, seu fiél amigo, Vasudeva, o balseiro-iluminado, Kamala, a prostituta que ensina a Sidarta tudo sobre o amor físico.

- Notadamente, há possíveis entrecruzamentos dos personagens destes três livros de Hesse (e de outros, sem dúvida). É o caso de Sinclair e Harry Heller; Eva, Hermínia e Kamala; Pablo, Deminan e Vasudeva. Em O lobo da estepe, Heller acha Hermínia parecida com um amigo de sua infância de nome... Hermann.

- E aqui entra um outro entrecruzamento que já comentamos nos encontros: a obra de Hesse está intimamente ligada a sua vida. A descrição física que o editor faz do Lobo da Estepe poderia ser a descrição de Hesse; a idade e os antecedentes biográficos de Harry Heller bate com os de Hermann Hesse; fora que os nomes têm as mesmas iniciais: HH. O mesmo se dá em Demian, obra de um Hesse jovem que retrata a errância de um jovem que teve a mesma criação que ele.

(Daguerre)