terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Estações: paisagens da cena – o quarto

1 .A trajetória do quarto a partir do discurso do sobrinho-editor:

- a reunião dos manuscritos de harry dispersos no quarto pelo sobrinho

este livro “o lobo da estepe” origina-se da reunião dos manuscritos de harry haller que se encontravam dispersos no quarto alugado. Isto é, só temos acesso a esse livro graças a ação intromissora do sobrinho-editor no quarto da harry. Essa é paradoxalmente a primeira e a última função desempenhada por esse espaço no livro. primeira, se observarmos da perspectiva de quem reuniu os manuscritos e editou o livro –o livro materialmente se funda aí, a partir da reunião dos escritos. última, se observarmos da perspectiva de harry que já havia vivido todas aquelas experiências, e não estava interessado realmente em escrever livros mas tão somente relatar suas aventuras, que por final pelas mão de um outro se tornaram um livro.
minha sugestão é que a possível cena do sobrinho editor reunindo as papeladas de harry possa ser vista além de apresentação ou prólogo ( como walter já havia comentado) mas talvez possa ser realizado como um espécie de epílogo ou mesmo última cena que ocorre nesta estação-quarto.

primeira referência do quarto no livro ( p.13):

“ interessou-se por um compartimento no andar superior, bem como por um dormitório contíguo. Voltou dias depois, trazendo duas malas e uma grande caixa com livros.”

Harry paga adiantado causando boa impressão e estranhamento pelo sobrinho: “procurou ficar a par de tudo que dizia respeito à calefação, água , serviços e os hábitos da casa; ouviu tudo atentamente e com muita amabilidade, mostrando-se de acordo com tudo. Em seguida, ofereceu também um pagamento antecipado sobre o aluguel , embora não parecesse estar absolutamente de acordo com nada daquilo.”

O quarto antes de harry cheira a limpeza , a ordem, a uma vida amistosa e decente (pinheirinho), pouco à pouco vai se transfomando em uma toca repleto de caixas com livros que aumentavam de tempos em tempos, cinzeiros, garrafas de vinho, caixa de aquarela com pó por cima, nas paredes recortes de jornais, imagens, retrato de mahatma gandhi, fotos que eram trocadas constantemente, o retrato de uma mulher (antiga esposa), navalha, espelho etc.

-Primeira impressão que harry despertou no sobrinho (p.14): não era muito alto, mas tinha o andar e a postura de cabeça das pessoas espigadas; vestia um sobretudo de inverno, de talhe moderno e cômodo, e quanto mais estava decentemente vestido, embora com certo desalinho; o rosto barbeado e os cabelos curtos , onde viam aqui e ali manchas grisalhas. A princípio, não me agradou nada seu jeito de andar; tinha algo de pesado e inseguro que não se harmonizava com o perfil agudo e enérgico nem com o tom e a índole de sua conversação. Somente mais tarde é que soube estar enfermo e que caminhar lhe resultava incômodo.”

Harry tem o mesmo respeito pelo sobrinho que tem pelo pinheirinho. (p.26)

Harry tem uma aparência a primeira vista normal de um homem de meia-idade mas há algo que sobre o crivo do outro, desorganiza o olhar burguês, há uma aparência de normalidade, de convenção sombreada por um atmosfera de estranheza. Como traduzir isto cenicamente?

Imagem: o sobrinho ou senhoria deparam-se com harry vivendo alguma situação limite: ou afogando-se em seus livros no quarto ou sendo bombardeado por seus livros, mas no entanto se comportam e se relacionam como se essa imagem irreal não estivesse ocorrendo, tratam-no naturalmente. Um certo ar kafkiano de um espanto ou experiência fantástica que é naturalizada por um outro que não se espanta não atinge essa dimensão do terror e pesadelo. desta modo são eventos puramente subjetivos que não chegam a afetar concretamente o outro, mas acaba por comunicar um estranhamente no nível sutíl.

- uma dado importante: harry pede que a policia não seja comunicada de sua presença

Como o sobrinho descreve de seu ponto de vista as transformações vividas por harry através de herminia & cia (p.31)

“Os acontecimentos , em parte fantásticos, da ficção de haller situam-se provavelmente nos últimos tempos de sua permanência conosco e não duvido de que haja neles boa dose de fatos reais exteriores. Naquele tempo nosso hóspede tinha de fato uma conduta e um aspecto diferentes, permanecia por muito tempo fora de casa, às vezes durante toda noite e não tocava nos livros. As poucas vezes em que o encontrei pareceu-me surpreendentemente vivo rejuvenecido, e às vezes até mesmo feliz”

O sobrinho também observa o aparecimento de uma amante que visita harry por algumas vezes (maria? hermínia ? ou outra mulher desconhecida? da foto no quarto talvez?) :

p.31 - “naquele tempo teve um altercação, extraordinariamente violenta e até mesmo brutal, com a amante , que voltara a aparecer –altercação que repercutiu por toda a casa, e de que haller, no dia seguinte, pdeiu desculpas a minha tia.”

2. a trajetória do quarto da perspectiva das anotações da harry haller:( a ser desenvolvido)

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